Fios de PDO

Com o passar dos anos, começamos a diminuir (ou até mesmo perder um pouco) da produção de colágeno no nosso organismo, o que significa que estamos dando início ao nosso processo de envelhecimento. A perda da firmeza da nossa pele é decorrente desse fenômeno e acarreta diversas consequências bastante indesejadas, assim como a flacidez facial e as ptoses (acentuamento do sulco nasogeniano, o famoso “bigode chinês”, formação do sulco mentoniano “bochechas de buldogue”, etc). E apesar de não haver uma fórmula milagrosa para impedirmos a ação do envelhecimento, felizmente possuímos alguns procedimentos que podem nos auxiliar a retardar ou até prevenir estes processos, como os bioestimuladores de colágeno, entre eles destacando-se os Fios de Sutura. Os fios são responsáveis por promover um efeito de sustentação dos tecidos (lifting) e estimular a produção de colágeno dos mesmos. 

Atualmente, existe no mercado, uma infinidade de tipos e modelos de fios, e isso pode acabar trazendo um pouco de confusão para alguns pacientes. De forma geral, existem dois tipos de fios: os absorvíveis (fios silhouette e fios de pdo) e os não-absorvíveis, ou seja, os permanentes (fios russos, fios de ouro, fios búlgaros) – e a diferença entre essas duas categorias é tipo de material pelo qual o fio é composto. 

No Instituto Cintia Vale não utilizamos Fios permanentes, pois estes materiais são bastante rígidos (passíveis de arrebentar devido à inelasticidade), podem causar nódulos de caráter inflamatório, além de apresentarem chances de sofrer deslocamento ou causar deformidade. Preferimos trabalhar com materiais temporários, assim como os Fios de sustentação de PDO (polidioxanona) que são biocompatíveis, absorvíveis e estimuladores de colágeno, pois trazem resultados bastante satisfatórios, sem comprometer a saúde do nosso paciente. 

Dentro dessa categoria de fios, ainda possuímos uma subcategoria, que se trata do Modelo de fio: fios lisos, fios espiculados (com garras), fios em cones, fios parafuso, etc, cada qual com uma determinada finalidade. Os fios lisos, por exemplo, são os fios mais simples, que atuam de forma mais superficial, apenas estimulando colágeno e melhorando a qualidade da pele, porém não são capazes de promover LIFTING. Já os fios espiculados/cones além de apresentarem um efeito rejuvenescedor, são capazes de promover uma suspensão dos tecidos caídos. 

Como ocorre o processo de estímulo de colágeno através dos fios? 
 

O efeito de rejuvenescimento promovido pelo procedimento de implante de fios pode ocorrer de duas formas. A primeira é através da inserção dos próprios fios, pois a tração mecânica produzida pelas “garras” que se fixam nos tecidos da face, são capazes de promover o efeito de sustentação, puxando os tecidos e, portanto, acarretando um efeito imediato (porém leve) de lifting – amenizando a flacidez. Além disso, a Polidioxanona, o material que compõe o fio, é uma substância capaz de estimular a atividade das fibras elásticas e dos fibroblastos (células indutoras de colágeno) durante todo o período em que o fio estiver implantado nos tecidos.  

Quanto tempo duram os resultados? 

Os Fios de PDO permanecem no organismo em até 6 meses, porém mesmo após sua completa absorção através de hidrólise, o processo inflamatório responsável pela indução de colágeno ainda persiste e os resultados podem durar até 2 anos. Passado o período de ação dos fios, os ganhos com o procedimento não são perdidos, porém, o processo de envelhecimento natural do corpo é contínuo, portanto, é necessário o acompanhamento junto ao profissional para avaliar a necessidade de reposição de mais fios ou a aliança a outros procedimentos, sempre mantendo os cuidados com a pele e os tecidos.  

O resultado é imediato? 

Por ser um procedimento que induz o próprio organismo a estimular colágeno, os efeitos rejuvenescedores dessa técnica são relativamente tardios comparados aos resultados imediatos que a toxina botulínica ou os preenchedores provêm. O resultado inicial pós procedimento é de um leve lifting devido à tração realizada pelos Fios espiculados, e nos meses que se seguem, ocorre um estímulo de produção natural do colágeno pelo organismo, que por apresentar um ciclo de, aproximadamente 21 a 30 dias, nos fornece resultados progressivos, ou seja, os efeitos finais serão mais visíveis dentro de 6 a 9 meses. 

Qual a indicação e as áreas que os fios podem ser utilizados? 

Esse procedimento é indicado, principalmente, para pacientes que já apresentam certa flacidez tecidual ou que desejam prevenir sua ocorrência. É importante também observar que cada indivíduo apresenta esses sinais de flacidez em graus e idades diferentes, porém, é possível realizar o procedimento a partir dos 25 anos. 

As áreas de maior recomendação para o procedimento de implante de fios são: 

– Contornos do rosto (malar, mandíbula) para redefinição 

– Sulcos faciais (“bigode chinês”, “linha de marionete”, “bochechas de buldogue”) 

– Pescoço e papada 

Além dessas regiões, ainda é comum observar a utilização de fios em áreas como glabela (entre sobrancelhas) e olhos (“pés de galinha”) 

Como é realizado o procedimento?  

Apesar da complexidade, o procedimento não é cirúrgico, é minimamente invasivo e realizado com anestesia local. Após a determinação do planejamento do tratamento e a marcação do mapeamento facial (individual para cada paciente), os fios são inseridos via microcânulas na camada SMAS (Sistema Muscular Aponeurótico) através de alguns pertuitos realizados na face. Como as microcânulas são bem finas, as perfurações costumam fechar-se imediatamente, sem deixar marcas ou cicatrizes. Em relação à quantidade, GERALMENTE são utilizados de 4 a 8 filamentos quando se trata de fios espiculados e de 10 ou mais filamentos de fios lisos. Porém a quantidade utilizada dependerá do grau de flacidez e da área a serem tratados, além do critério de avaliação realizado pelo profissional. 

Quais os efeitos e cuidados pós tratamento?  

Assim como em qualquer procedimento estético, a inserção de fios no rosto pode causar um leve inchaço e vermelhidão, além de prováveis hematomas nos pontos de pertuito para a entrada das microcânulas. Esses efeitos desaparecem dentro de alguns dias, porém é recomendável realizar compressas geladas nas primeiras 24 a 48 horas pós procedimento para o alívio dos sintomas. 

Também é recomendado evitar massagear, pressionar (ex: dormir em cima do rosto) ou realizar movimentos excessivos na região tratada (a não quer seja indicado pelo profissional) por aproximadamente 3 a 7 dias. Do mesmo modo, durante esse período também não se deve realizar exercícios físicos muito intensos que possam prejudicar nos resultados do procedimento.  

A realização de um procedimento como a inserção dos Fios de sutura exige um grande conhecimento da anatomia humana, além de uma boa experiência na prática da técnica e uma exímia avaliação do paciente e de suas queixas por parte do profissional. Antes de realizar esse tratamento, procure sempre a orientação de um profissional habilitado para determinar se este é o procedimento mais indicado para o seu caso.  

Quanto custa?  

O preço varia de acordo com cada perfil de clinica, com o produto e tipo de fios utilizados, mas fica em torno de 1 a 3 mil reais.  

FOX EYES, O QUERIDINHO DO MOMENTO! 

Bastante popular atualmente, a técnica Fox Eyes baseia-se na elevação da porção caudal da sobrancelha com o intuito de “puxar” o olhar e prover um efeito mais alongado e sensual.  

Esse “lifting” da região periorbicular, além de levantar o olhar, consegue atenuar o aspecto e olhos “caídos”, tristes e pesados que ocorrem devido à flacidez das pálpebras. Existem inúmeros procedimentos que conseguem realizar um leve arqueamento da porção do Supercílio, assim como a aplicação da Toxina Botulínica, a Blefaroplastia e o Preenchimento Facial, porém, a manobra do Fox Eyes através do uso dos Fios de Sustentação é um procedimento que tem ganhado bastante apreço no âmbito da estética, principalmente entre os famosos, como a modelo Bella Hadid, devido aos resultados naturais e duradouros que o procedimento promove. 

Tecnicamente, a colocação dos fios é minimamente invasiva, ou seja, não-cirúrgica, e os mesmos são implantados com anestesia local e através de pequenos pertuitos de entrada e saída das cânulas, na região subcutânea do tecido. A profundidade da aplicação permite que os fios sejam imperceptíveis ao toque ao olho nu, não causando nenhum tipo de elevação, depressão ou “pregueamento” da pele ao redor. O sangramento pós procedimento é mínimo, com baixas possibilidades de edemas e hematomas e o tempo de recuperação é praticamente imediato.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no botão para falar com atendimento!

Fale pelo WhatsApp